Instituição de atuação decisiva no Movimento da Legalidade, a Brigada Militar está levando a diversas cidades do interior do Estado um pouco da história que marcou aquela época. Até dezembro, a Mostra Itinerante do Museu da BM apresentará um acervo rico em textos e imagens, que ilustram a tensão vivida naqueles dias, e objetos que fizeram parte da luta pelo respeito à Constituição. Também estão sendo programadas palestras, encontros e debates nos lugares por onde passar a exposição.
Além de banners com textos e fotos da época, a exposição apresenta um acervo com diversas armas utilizadas no levante. Uma vitrine leva uma metralhadora, um fuzil-metralhadora e uma pistola Royal, além de revólveres e uma submetralhadora INA semelhante àquela utilizada por Leonel Brizola. A mostra itinerante também possui uma réplica do uniforme utilizado por soldados da Companhia Pedro e Paulo, responsáveis pela defesa da antena da Rádio Guaíba instalada na Ilha da Pintada.
O projeto começou a percorrer o Estado no dia 3 de agosto, quando iniciou as atividades no Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Centro Sul, de Guaíba. O próximo município a receber a exposição será Três Passos, de 13 a 16 de agosto, durante o ciclo de reflexão e debates 50 anos da Legalidade - Uma abordagem histórica, promovido pela Unijuí.
Na terça-feira (16), a mostra estará em Porto Alegre durante o lançamento da exposição Jango e do debate A Brigada Militar e a Resistência Democrática. O evento acontece a partir das 15h30, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, nº 1317, 3º andar, centro de Porto Alegre).
A Mostra Itinerante do Museu da BM integra a programação preparada pelo Governo do Estado para comemorar os 50 anos da Legalidade. A Brigada Militar também lançará, no dia 28 de agosto, a revista "A Brigada Militar na Legalidade".
A Legalidade foi um movimento liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, para assegurar a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961.
Passo Fundo vai receber a exposição de 21 a 27 de novembro, no CRPO Planalto.