Acordo pela Ferrovia Norte-Sul

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Considerado um momento histórico, com repercussão positiva em todo o Brasil, secretários de Transporte e de Infraestrutura dos quatro Estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em conjunto com o Ministério dos Transportes, assinaram na manhã desta quinta-feira (18) documento que apoia oficialmente a opção do Governo Federal pela Ferrovia Norte-Sul. A reunião foi realizada com a participação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que avaliou este como "um momento decisivo para o setor no País".

O secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, explicou que o conceito da ferrovia, com percurso desde o Pará até o Rio Grande do Sul, é de uma linha troncal sobre a qual são projetados ramais regionais. "Uma ferrovia não pode andar em ziguezague nem ficar fazendo muitas curvas para não perder competitividade", explicou. Beto destacou ainda que no Rio Grande do Sul, por exemplo, será inevitável um ramal que ligue a Serra ao tronco central.

Na avaliação de Beto, a importância do documento assinado nesta quarta-feira, em Brasília, está no fato de o Codesul estar unificado em torno de uma proposta que dá um grande reforço político à retomada de uma ferrovia moderna para os Estados brasileiros. A gestão do tema está sob a responsabilidade da Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, com a participação dos secretários responsáveis pelo setor no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul como instância consultiva. Ficou definido, ainda, que a Valec - Engenharia Construções e Ferrovias S.A., uma empresa pública vinculada ao ministério, realizará estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, além de elaborar os projetos e contratar a obra.

O traçado deste trecho da ferrovia terá como polos de referência os municípios de Estrela do Oeste, em São Paulo, Aparecida do Taboado, Três Lagoas e Dourados, no Mato Grosso do Sul, Guaira, Cianorte e Cascavel, no Paraná, Porto União, Caçador, Videira, Joaçaba, Seara e Chapecó, em Santa Catarina, chegando ao Rio Grande do Sul por Erechim, Passo Fundo, Carazinho, Lajeado, Santa Cruz do Sul, General Luz, Pelotas e Rio Grande.

Além dos secretários Beto Albuquerque (RS), Valdir Cobalchini (SC), José Richa Filho (PR), do deputado federal Edson Giroto (PR-MS) e do secretário Política nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato e Silva, que assinam o documento, também participou da reunião o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo.

Agência de notícias do Governo do Estado

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