Votação de Prioridades leva mais de 1 milhão de gaúchos às urnas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado apresentou, na manhã desta quinta-feira (18), os números gerais da Votação de Prioridades, ferramenta de participação popular que permite aos cidadãos incidir diretamente sobre a aplicação dos recursos para o Orçamento do Estado para 2012. Através de votação presencial e pela internet, um total de 1.134.141 gaúchos apontaram as suas prioridades regionais. O número representa quase 15% da população do Estado.

O governador Tarso Genro saudou os resultados obtidos pela consulta, destacando o desafio do Estado em criar e estimular novas formas de participação. "À medida em que aumenta a população e a fragmentação social, cabe ao estado apreender e implementar o que vem sendo construído no mundo em termos de participação", disse.

Ambiente virtual

Tarso reafirmou a disposição de tornar o Rio Grande do Sul um exemplo internacional nos processos de participação, lançando mão das ferramentas tradicionais, mas também dedicando especial atenção ao ambiente virtual. "Se as redes sociais não forem observadas como elementos democratizantes, estas poderão se tornar elementos de desconstituição das relações do estado com a sociedade", alertou. A apuração das prioridades recebeu 135.996 votos pela internet.

O secretário do Planejamento, João Motta, relembrou o conjunto de debates e audiências que precederam a votação, destacando as cidades com maior participação: Porto Alegre (23.728), Alvorada (22.378) e Carazinho (21.319). Pela internet, a maior participação veio da cidade de Pelotas (5.814), seguido de Porto Alegre (3.428) e Caxias do Sul (3.392).

Até o final da semana, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, apresentará um ranking das prioridades mais votadas pela população.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe