Cinco municípios gaúchos foram contemplados com novos projetos de energia eólica nos leilões de energia realizados nesta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel): Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Osório e Rio Grande. As usinas eólicas a serem instaladas em solo gaúcho somam 600 megawatts (MW) de potência, volume suficiente para atender, por exemplo, a Capital gaúcha.
Os integrantes da Câmara Temática do Pólo Naval, Petróleo, Gás Natural e Setor Energético do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social comemoram a participação do Rio Grande do Sul nos leilões. No 12º Leilão de Energia Nova (A-3), realizado na quarta-feira (17), o Estado totalizou 57 propostas qualificadas, sendo o segundo no Brasil em termos de volume.
Foram vencedores os projetos para Santana do Livramento (ampliação do Cerro Chato), Santa Vitória (Verace) e Chuí (Minuano e Chuí). Na quinta-feira (18), no Leilão Reserva, Osório (Parque dos Índios) e Rio Grande (Corredor dos Senandes e Vento Aragano) tiveram projetos vencedores.
A ampla competição nos leilões de energia eólica permitiu a redução dos preços, resultado comemorado pelo presidente da Empresa de Pesquisa Emergética (EPE), Maurício Tolmasquim.
Agência de notícias do Governo do Estado