Emater reforça equipe com a contratação de novos técnicos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Como parte da política de reestruturação e fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar realiza, de hoje (19/08) até a próxima quarta-feira (24/08), o exame de perfil e a admissão dos aprovados no processo seletivo realizado em 2009. Até a próxima quinta-feira (25/08), quando se encerra o prazo de validade do processo seletivo, terão sido chamados, somente este ano, cerca de 250 empregados. 

Os novos profissionais – engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, entre outros - reforçarão, prioritariamente, o trabalho naqueles municípios mais pobres do Estado, que contam com apenas um extensionista no escritório local e que possuem um número expressivo de agricultores familiares, auxiliando, também, na elaboração e implementação de programas e projetos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). O plano de reestruturação da Emater/RS-Ascar inclui, ainda, a qualificação do corpo técnico e a compra de veículos e equipamentos de informática. 

O presidente da Emater/RS, Lino De David, destaca que a ampliação do quadro funcional representa o fortalecimento da extensão rural, além de viabilizar o enfrentamento de novos desafios. “São temas como a questão ambiental, as inovações tecnológicas e, principalmente, a promoção de um campo com gente, como um estilo de vida, e não apenas como ferramenta econômica”, completou o presidente. 

De David lembrou que, nos últimos 56 anos, a Instituição passou por grandes transformações, mas sempre teve um papel fundamental na consolidação da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. A Emater/RS-Ascar está presente hoje em 492 dos 496 municípios do Estado, onde atende 75% dos agricultores familiares. São 286.256 famílias de pequenos produtores, quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e assentados, que recebem apoio de extensionistas de diversas áreas para a consolidação de seu desenvolvimento econômico e social. 

Gostou? Compartilhe