Governo reafirma apoio à Ferrovia Norte-Sul

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A construção de uma ferrovia que ligue os estados do sul, foi tema de reunião na manhã desta quarta-feira (24) no Palácio Piratini. O governador Tarso Genro, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, reafirmou a uma comitiva de deputados estaduais a posição de apoio do Governo do Estado à proposta da União na chamada Ferrovia Norte-Sul, anunciada no mês de abril (2011). 

A posição do governo gaúcho foi selada a partir de acordo firmado entre o governo federal e o Codesul, que reúne Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Com isso, esses estados se comprometem a realizar esforços conjuntos de apoio à proposta federal onde a Valec (empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes) torna-se a responsável pela realização dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para efetivação desse empreendimento. 

De acordo com o secretário Beto Albuquerque, a posição unificada do Codesul reforça o apoio político e institucional para concretização desse ramal ferroviário que teria entrada no solo gaúcho através da cidade de Erechim, passando por Passo Fundo, Carazinho, Lajeado, Santa Cruz, General Luz (distrito) e Pelotas, até o Porto de Rio Grande. 

A posição do Governo gaúcho será detalhada nesta sexta-feira (26), durante o Seminário Desenvolvimento e Ferrovias: diagnóstico e estratégias das Ferrovias no Sul do País, promovido pela Assembleia Legislativa.

Gostou? Compartilhe