Os estudantes da rede estadual de ensino que participaram das Paraolimpíadas escolares 2011 voltaram, na quarta-feira (31), para o Rio Grande do Sul, com 27 medalhas na bagagem. A delegação gaúcha que disputou as Paraolimpíadas Escolares 2011, em São Paulo, obteve 16 medalhas de ouro, oito de prata e três de bronze. O Estado obteve o 16º lugar geral da competição. São Paulo ficou com o 1º lugar geral, Rio de Janeiro ficou com o 2º e Minas Gerais com o 3º lugar na classificação final.
Aluno do Colégio Estadual Barbosa Rodrigues, de Gravataí, Giácomo Braga, conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. "Esta experiência foi ótima, melhor impossível". Giacomo já pensa em se preparar para as paraolimpíadas de 2012. Mas o esporte paraolímpico não vive apenas de atletas competidores. Nesta categoria, os atletas-guia cumprem um papel fundamental, auxiliando os para atletas nas competições. O aluno do Colégio Tiradentes, de Pelotas, Norton Contreira dos Santos, conta que a experiência foi muito boa. "Principalmente o companheirismo na hora das corridas", conclui.
Doze atletas e três atletas-guia, todos estudantes da rede pública, integraram a delegação gaúcha. As Paraolimpíadas Escolares foram realizadas em São Paulo, entre os dias 26 e 31 de agosto, reunindo aproximadamente mil atletas de 23 estados, mais o Distrito Federal, na disputa de 10 modalidades esportivas.
Os jogos Paraolímpicos Escolares buscam estimular a participação dos estudantes brasileiros com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas e promover valores como: cidadania, solidariedade, cultura da paz e fair play. Os jogos são organizados pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Outras informações sobre as competições no site do comitê: www.cpb.org.br.
Governo do Estado