Detran/RS cadastra 557 desmanches em 129 municípios gaúchos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Detran/RS registrou o cadastramento de 557 empresas que trabalham com comércio peças usadas e reciclagem de sucatas, em 129 municípios gaúchos, até o encerramento do prazo nessa quarta-feira (31). Elas terão a oportunidade de participar da próxima etapa do processo, que é o credenciamento junto ao Detran/RS para atuar como Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), nos moldes dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs) e Centros de Remoção e Depósitos (CRDs).

A nova etapa será a publicação de portaria, ainda em setembro, estabelecendo as exigências para o credenciamento. Com essa medida, as atividades de desmanches de veículos, comércio de peças usadas e reciclagem de sucatas serão privativas dos CDVs. Somente após esse período terão início as ações de fiscalização às empresas não credenciadas que estiverem atuando em desacordo com a Lei dos Desmanches.

No entanto, o Detran/RS não descarta a possibilidade de abrir nova oportunidade caso o número de credenciados homologados não seja suficiente para atender à demanda do Estado. O número de desmanches cadastrados ainda é parcial, já que o Detran/RS segue recebendo e analisando a documentação enviada pelo Correio até a quarta-feira, 31 de agosto.

Controle do Estado
O credenciamento pelo Detran/RS vai permitir maior controle do Estado sobre a atividade dos desmanches e ferros-velhos. Hoje, o mercado clandestino de peças de reposição estimula às ocorrências de roubo e furto de veículos. Também trará benefícios ao meio ambiente, já que nos futuros CDVs os veículos passarão por um processo de descontaminação antes da retirada das peças e, necessariamente, encaminharão para a reciclagem as que não puderem ser reaproveitadas.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe