Conferências regionais da Juventude são preparatórias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em todo o Estado jovens estão se reunindo em conferências municipais e regionais para definir as principais resoluções a serem levadas para a 2ª Conferência Estadual de Juventude, principalmente no que diz respeito aos direitos da juventude, as políticas e programas prioritários para garanti-los, além de apontar mecanismos de participação. 

A Emater/RS-Ascar está trabalhando na mobilização, principalmente, dos jovens rurais para esses tenham forte atuação na construção de políticas públicas para o setor. Segundo dados do IBGE, o Rio Grande do Sul possuía em 2010 2.640.642 jovens, sendo 12,07% desse total somente no meio rural (336.026). A extensão rural trabalha, hoje, a temática jovens rurais em quatro eixos distintos: educação – formal e informal; geração de renda e inclusão produtiva; lazer e esporte; e, inclusão cultural. 

“O desafio que se coloca aos gestores, movimentos sociais, sociedade civil, enfim a todos aqueles que sonham com um rural com gente, é somar esforços no sentido de encontrar alternativas eficientes que favoreçam a sua permanência no meio rural, produzindo alimentos saudáveis”, afirma a assistente técnica estadual em juventude rural da Emater/RS-Ascar, Vera Carvalho, ao afirmar que a soma dos resultados dos fóruns poderá colaborar efetivamente para a afirmação do jovem na sociedade, seja ele rural ou urbano. 

Conferências 
A 2ª Conferência Estadual de Juventude acontece entre os dias 14 e 16 de outubro de 2011, em Porto Alegre. Já a 2ª Conferência Nacional de Juventude será em Brasília, entre os dias 9 e 12 de dezembro de 2011. 

Gostou? Compartilhe