Supervisores do Programa Escola Aberta para a Cidadania e representantes de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reúnem-se na próxima terça-feira (13) para encontro de formação do programa e assinatura de convênio entre a Seduc e os Círculos de Pais e Mestres (CPMs) de 56 escolas da rede estadual habilitadas a executar o Escola Aberta. O encontro ocorre no auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Praia de Belas, 1501, Porto Alegre), a partir das 9h.
Às 15h, no Centro de Eventos da Seduc, o secretário de Educação, Jose Clovis de Azevedo, assina o convênio com o CPM da Escola Estadual de Ensino Médio Cristóvão Colombo, de Porto Alegre, simbolizando a adesão das 56 escolas ao programa.
O Escola Aberta para a Cidadania contribui para o desenvolvimento de uma cultura de paz e de garantia dos direitos humanos para o exercício pleno da cidadania. Direcionado, em especial, a comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social, o programa promove, em finais de semana, atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas e de lazer, priorizando o protagonismo juvenil, a integração com as famílias dos alunos e a comunidade e a redução dos índices de violência local.
A previsão da Coordenação de Programas e Projetos Especiais do Departamento Pedagógico da Seduc é de que, em 2011, 130 escolas executem o Escola Aberta para a Cidadania. O programa garante recursos para os Círculos de Pais e Mestres (CPMs), em convênio com a Seduc, por um período de um ano. Em 2010, mais de 450 mil alunos foram atendidos.
Seduc formaliza convênios do Escola Aberta para a cidadania
· 1 min de leitura