A chuva da noite de segunda-feira (19) não tirou o entusiasmo, garra e animação dos participantes do Desfile Temático Farroupilha, que levou cerca de 2 mil pessoas à Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre.
Trechos da história do Rio Grande do Sul foram apresentados por integrantes de CTGs de Porto Alegre e Região Metropolitana divididos em 12 invernadas. A encenação seguiu o tema dos festejos de 2011: Nossas Raízes. Eles representaram a ação dos jesuítas; dos índios e a economia, com as indústrias do couro e do charque. No momento das charqueadas, as mulheres oferecerem carreteiro de charque à assistência.
Os secretários da Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, do Trabalho e Ação Social, Luiz Augusto Lara, e o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Rodi Borghetti, representaram o Governo do Estado no evento. A secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, também aplaudiu a encenação, que teve transmissão ao vivo da TVE.
Foram ainda apresentadas as primeiras indústrias alemãs; a revolução farroupilha e a tomada de Porto Alegre; o surgimento da primeira manifestação do folclore, com o Partenon Literário; o grupo dos oito jovens do Júlio de Castilhos e o CTG 35. Em seguida, desfilaram invernadas que representaram a economia e a cultura em Pelotas, a fundação de Porto Alegre com os casais açorianos; a Guerra do Paraguai, a chegada dos italianos, e a revolução federalista.
Para contar a história rio-grandense na avenida foram usados seis carros alegóricos e quatro elementos cênicos, além dos grupos que desfilaram no chão. Foi um trabalho de 60 profissionais, entre marceneiros, ferreiros e decoradores que durou quase 50 dias para ser executado.
Este é o terceiro ano em que o desfile temático ocorre à noite, separado do cívico, que está programado para esta terça-feira (20), com a presença do governador Tarso Genro, das 8h30min às 12h30min, no mesmo local.
Desfile Farroupilha em Porto Alegre
· 1 min de leitura