Em solenidade realizada nesta segunda-feira (19), em Guaíba, o governador Tarso Genro sancionou a lei que declara o município como "Berço da Revolução Farroupilha". A cerimônia ocorreu em frente à casa de Gomes Jardim, de onde os líderes farroupilhas partiram para a tomada de Porto Alegre, na noite de 19 de setembro 1835.
Tarso comparou os ideais do passado com os desafios do presente. Destacando a importância de Guaíba como berço do movimento, o governador antecipou a atividade que será lançada nesta terça-feira (20), durante e após o Desfile Farroupilha, em Porto Alegre, pela justa distribuição dos royalties do pré-sal. "Os recursos do subsolo devem ser de todos os brasileiros. O pré-sal é gaúcho, e o Rio Grande é Brasil. Portanto, o pré-sal também é nosso", ressaltou, sendo amplamente aplaudido pelas autoridades presentes.
Para o proponente da Lei, deputado José Sperotto, este é um marco para o desenvolvimento turístico e cultural de Guaíba. "O ato é o reconhecimento de uma das datas mais importantes da história do Rio Grande". Já o prefeito Henrique Tavares enalteceu a importância do ato para a comunidade local. "É indescritível o nosso orgulho de ter este título reconhecido pelo Governo do Estado", declarou.