O município de Colorado, na região Noroeste Colonial do Estado, irá sediar nesta terça-feira (04), a Abertura Nacional da Safra de Canola, a partir das 12h30min, na propriedade de Valdecir Nodari, na localidade de Vista Alegre. Paralelamente ao evento, os produtores rurais poderão visitar estações temáticas sobre a cultura, em que serão divulgadas tecnologias relacionadas ao plantio e colheita.
Considerada a "soja do inverno", a canola ocupa 850 hectares em Colorado, um dos maiores produtores gaúchos da planta. A área cultivada no ano passado no Estado foi de 24 mil hectares, sendo que em 2011 a Emater/RS-Ascar projeta crescimento de 15% na área. A produção gaúcha impacta fortemente na produção nacional, pois o Rio Grande do Sul é o maior produtor desta cultura de inverno que vem sendo estimulada pelo Programa Nacional de Biodiesel, lançado em dezembro de 2004.
Vantagens ambientais
Obtido a partir de óleos vegetais, como a semente da canola, o biodiesel oferece vantagens ambientais, como a diminuição de gases responsáveis pela chuva ácida e pela fumaça preta que causa problemas respiratórios. A produção de biodiesel também auxilia o país a gerar renda no campo e a buscar a autosuficiência na produção de combustíveis, com diminuição da dependência dos derivados de petróleo e a diversificação da matriz energética. Na alimentação, o óleo de canola contém ácidos graxos e ômega 6 e ômega 3, sendo um dos óleos mais saudáveis para o coração já que reduz níveis de colesterol.
Os eventos que serão realizados em Colorado são promovidos pela ABrasCanola, Emater/RS-Ascar, BSBIOS, Cotrijal, Embrapa-Trigo, Produfort, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colorado e Sindicato Rural de Colorado. E, contam com o apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores de Colorado, Universidade de Passo Fundo (UPF), Banrisul, Banco do Brasil, Sicredi e Associação Comercial e Industrial de Colorado.
Agência de notícias do Governo do Estado