Litoral Norte terá sistema de videomonitoramento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Brigada Militar e o Consórcio Público da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) assinam convênio, nesta quinta-feira (06), às 10h, em Porto Alegre. O objetivo é possibilitar a instalação do sistema de videomonitoramento em 24 municípios do Litoral Norte.

A parceria permitirá a utilização das instalações da BM para a colocação de torres. O sistema prevê a instalação de 156 câmeras digitais do Balneário Pinhal a Torres - tendo cinco pontos com o sistema OCR que permite a identificação de veículos furtados -, além de quatro centrais localizadas em Tramandaí, Pinhal, Capão da Canoa e Osório.

Os principais delitos praticados, durante o inverno, nos municípios litorâneos são furto, roubo e tráfico de drogas. Nos meses de verão, com milhões de pessoas se deslocando para a região, os problemas são os mais variados. "Com o videomonitoramento vamos mudar o padrão de enfrentamento à violência, proporcionando mais segurança aos moradores e veranistas, ainda neste veraneio", destaca o secretário adjunto da Segurança Pública, Juarez Pinheiro.

O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana do Balneário Pinhal, Nelson Fornasier, informa que a implantação do videomonitoramento ocorre primeiro em Cidreira e no Balneário Pinhal e, posteriormente, nos demais municípios. Os recursos de aproximadamente R$ 12 milhões já foram repassados ao Consórcio.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe