A Assembleia Legislativa (ALRS) vive um dia histórico nesta sexta-feira (14). Recebe, pela primeira vez, a visita oficial de um Presidente da República eleito democraticamente, a Presidenta Dilma Rousseff, e com ela a ministra do Desenvolvimento Soicial e Combate à Fome, Tereza Campello, duas ex-funcionárias da Casa. O Parlamento gaúcho sedia, a partir das 10h30, o lançamento do Pacto Sul – Brasil Sem Miséria pela presidenta Dilma Rousseff. A cerimônia acontece no Teatro Dante Barone. Participam também da solenidade os governadores da Região Sul – Tarso Genro (RS), Raimundo Colombo (SC) e Beto Richa (PR) -, o presidente da ALRS, Adão Villaverde, entre outras autoridades. O Pacto Sul é o quarto a ser firmado: já foram assinados os pactos das regiões Nordeste, Sudeste e Norte, restando ainda o Centro-Oeste.
A agenda oficial ainda deve ser confirmada, mas a previsão é de que após o evento da manhã no Parlamento a presidenta dirija-se ao Palácio Piratini para almoço com autoridades. Durante a tarde, ainda no Piratini, deve anunciar a liberação de recursos do PAC da Mobilidade para obras do metrô de Porto Alegre.
A última vez que Dilma Rousseff esteve na ALRS foi em 6 de julho de 2010, quando foi homenageada com a Medalha do Mérito Farroupilha. Mineira de nascimento, a presidenta passou boa parte de sua vida radicada no Rio Grande do Sul, tendo inclusive trabalhado como assessora da bancada do PDT na ALRS entre 1980 e 1985. Tereza Campello atuou durante cinco anos na Assembleia como assessora parlamentar.
Fonte: Assembleia Legislativa