Jornadinha de Literatura recebe Prêmio Educação RS 2011

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Capital Nacional da Literatura comemora a conquista de mais um prêmio pelo trabalho realizado em prol da formação de leitores. Nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, uma comitiva de passo-fundenses acompanhou em Porto Alegre a entrega do troféu Pena Libertária aos vencedores da 14ª edição do Prêmio Educação RS, escolhidos por votação on-line pelos associados do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul - Sinpro/RS. A Jornadinha Nacional de Literatura, promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo foi premiada na categoria “Projeto”. A cerimônia de premiação aconteceu no átrio do Santander Cultural. 

Para esta edição do prêmio, foram indicados 84 profissionais, 14 instituições e 73 projetos, totalizando 171 indicações. "Neste ano, o diferencial foi a participação da comunidade, desde as indicações, que foram feitas também pela internet, até a escolha dos vencedores pelos associados do Sinpro/RS", afirmou Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS. Instituído pelo Sinpro/RS em 1998, o Prêmio Educação RS tem como objetivo estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. “Tudo isso a Jornadinha Nacional de Literatura trouxe”, considerou.

A Jornadinha Nacional de Literatura acontece desde 2001 como desdobramento das Jornadas Literárias de Passo Fundo. Destinada ao público infanto-juvenil, mantém a proposta original das Jornadas Literárias: aproximação entre público e autor. Para isso, possibilita a leitura prévia das obras dos escritores convidados e nos dias de sua realização tem na programação bate-papos com autores, sessões de autógrafos, contação de histórias, feira de livros e também shows de música e teatro. Em 2011, na sua 6º edição, teve ênfase na leitura e interconexões com novas mídias e linguagens, reunindo 18,6 mil professores e estudantes de mais de 160 escolas. 

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF Lorena Teresinha Consalter Geib participou da solenidade. Ela destacou a importância do prêmio recebido para que a UPF continue concretizando sua ação comunitária. “Esse prêmio é mais um que consolida o trabalho realizado pela Jornada de Literatura e o reconhecimento vem da população, por um sindicato que congrega a categoria docente. O prêmio é recebido pela UPF como um estímulo para continuarmos desenvolvendo as Jornadas Literárias de forma cada vez mais profissional, competente e sempre inserida nos anseios da comunidade”, destacou.

Para a coordenadora das Jornadas Literárias e das Jornadinhas, professora Tania Rösing, a premiação é o reconhecimento ao trabalho dos professores que aceitaram mais uma vez a proposta de estimular crianças e adolescentes a lerem livros indicados e se envolverem com a leitura de forma aprofundada. “O Sinpro é um sindicato diferenciado que está sempre atento à formação dos professores e também do alunado. Acredito que este prêmio veio na hora certa, depois de seis edições e 12 anos de trabalhos, um período de consolidação desse projeto, um período de valorização da leitura, um período de constatação do poder transformador da leitura. Vemos um reconhecimento aos professores que foram desafiados a trazer seus alunos e a promover a cultura em suas mais diversas faces”, ressaltou a professora.

O prefeito de Passo Fundo Airton Lângaro Dipp também prestigiou o evento. Durante a solenidade um grupo de crianças subiu ao palco e cantou a música tema da Jornada Nacional de Literatura, acompanhado pelo maestro do Coral da UPF Fernando Montini. 

Gostou? Compartilhe