Humanização no SUS fortalecerá a Atenção Básica em Saúde no RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Mostra de práticas de Humanização: experiências de articulação entre políticas no Estado do RS, reuniu no auditório do Conselho Estadual de Saúde, durante toda esta segunda-feira (17), os profissionais da rede pública de saúde do Estado e de municípios, apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH). A iniciativa prevê o acolhimento humanizado como política na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhecendo o usuário como legítimo cidadão de direitos, e atravessando diferentes ações e instâncias.

O encontro, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), discutiu a humanização como política transversal do SUS, e objetivou a insituição de um Núcleo articulador da humanização na SES. O Núcleo irá integrar as atividades das sete redes macrorregionais existentes no Estado nas questões de fluxos e processos de trabalho, vínculos e pactuação, entre outros ítens, dentro de uma linha de cuidados.

Além disso, o encontro visou à socialização das diretrizes do plano de ação da PNH no RS, enquanto oferta de apoio às demais políticas de saúde, a partir do cenário das sete redes macrorregionais. Houve troca de experiências entre os servidores envolvidos, em rodas de conversa sobre humanização e rede de hospitais, e educação permanente. A diretora do Departamento de Ações em Saúde, Sandra Fagundes, disse que não é possível haver fortalecimento da Atenção Básica em Saúde, se não houver rede.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe