Depois dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Sergipe, chegou a vez do Rio Grande do Sul realizar o lançamento do Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida. Será na segunda-feira (24), às 18h30min, no auditório da Emater/RS-Ascar. É aberto ao público.
O evento se iniciará com a exibição do documentário "O agrotóxico está na mesa", de Silvio Tendler. Na sequência, haverá a palestra de Magda Zanoni, bióloga e socióloga, que organizou, junto com o francês Gilles Ferment, o livro Transgênicos para Quem? Agricultura, Ciência, Sociedade (MDA, Coleção NEAD Debate), lançado em 2011. Ao seu lado, irão compor a mesa, representantes da Via Campesina e da Emater/RS-Ascar.
A campanha reúne mais de 30 entidades da sociedade civil brasileira, movimentos sociais, entidades ambientalistas, estudantes, organizações ligadas à saúde e grupos de pesquisadores. O principal objetivo é abrir um debate com a população sobre a falta de fiscalização no uso, consumo e venda de agrotóxicos, a contaminação dos solos e das águas bem como denunciar os impactos dos venenos na saúde dos trabalhadores, das comunidades rurais e dos consumidores nas cidades.
Outro campo de atuação da campanha é o anúncio da possibilidade de construção de outro modelo agrícola, baseado na agricultura camponesa e agroecológica. Através da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida é possível acessar estudos que comprovam que essa forma de produzir é viável.
Serviço
O que: lançamento do Comitê Estadual da Campanha Permanente contra o uso de Agrotóxicos e pela Vida
Quando: dia 24/10; segunda-feira; 18h30min
Onde: Emater/RS-Ascar, rua Botafogo, 1051, bairro Menino Deus, esquina com a rua Érico Veríssimo
Contato: [email protected]
Agência de notícias do Governo do Estado