Os alunos da rede pública estadual matriculados no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão mais uma oportunidade para se inscrever nos cursos de formação inicial e continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A data de pré-matrícula para as vagas remanescentes foi prorrogada até a próxima terça-feira (8). A ação, que envolve o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os Institutos Federais e o Sistema S, pretende expandir a oferta de cursos técnicos no Estado em 67 municípios.
O estudante interessado em ingressar nos cursos de formação inicial (com no mínimo 160 horas/aula) pode obter informações e efetivar a pré-matrícula do programa na Coordenadoria Regional da Educação (CRE) mais próxima de seu município. Para a pré-matrícula é necessária a apresentação do CPF, lembrando que só será permitida uma vaga por documento. A previsão de início dos cursos é dia 21 de novembro. Mais informações nas coordenadorias ou pelo telefone 0800.6440600.
O Pronatec pretende expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio (presencial e a distância) e de cursos e programas de formação inicial/continuada ou qualificação profissional. A previsão é de ofertar, além dos cursos de qualificação, cursos técnicos (de no mínimo 800 horas até 1.800 horas). Os cursos de qualificação são concomitantes para estudantes que estejam cursando todos os anos do Ensino Médio em escola pública.
Agência de notícia do Governo do Estado