O Rio Grande do Sul é o segundo Estado com o maior número de presos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação que organiza e aplica as provas do Enem, São Paulo possui o maior número de inscritos, com 6.878 apenados, seguido pelo RS com 934. Na sequência estão Paraná com 879 e o Espírito Santo com 762 participantes.
As unidades prisionais de todo o País registraram um total de 14.118 inscritos e as provas serão realizadas nos dias 28 e 29 de novembro. No Rio Grande do Sul, são 53 estabelecimentos prisionais que realizarão os testes. Em 2010, foram 14 presídios e o número de inscritos foi 157.
Conforme Cintia Varoni Nunes do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Superintendência dos Serviços Penitenciários, os números mais do que triplicaram em relação ao ano passado. Ela atribui o resultado a "muito trabalho desta gestão, que garante o direito aos presos em fazer a prova".
Agência de notícias do Governo do Estado