Entra no ar o portal de acesso ao Governador Pergunta

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O portal de acesso ao projeto O Governador Pergunta, a primeira assembleia digital do Brasil, entrou no ar às 18h desta quarta-feira (9) a partir de um clique do governador Tarso Genro, durante ato de lançamento realizado no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Essa é a primeira edição da nova ferramenta de participação desenvolvida pelo Gabinete Digital do Governo do Estado e traz como tema a Saúde no RS. O objetivo é promover o debate público sobre grandes temas e coletar, junto à população, subsídios para o aprimoramento da gestão estadual.

Na oportunidade, o governador Tarso Genro afirmou que essa iniciativa "traduz o novo contexto de participação da sociedade na definição das políticas públicas e faz parte do sistema de participação popular cidadã junto ao orçamento Participativo, Consulta Popular e outras instâncias de decisões coletivas, como o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social."

No ato de lançamento, a ferramenta foi apresentada ao vivo por meio de videoconferência transmitida pela internet, quando os cidadãos enviaram dúvidas e perguntas sobre o processo, todas respondidas em tempo real. Também participaram o secretário da Saúde do Estado, Ciro Simoni, e o chefe do gabinete do governador, Vinicíus Wu. O secretário Ciro Simoni disse que "é preciso entusiasmar a população para participar deste processo, pois isso vai refletir na qualificação do Sistema Único de Saúde".

Além da interatividade digital, houve participação presencial de representantes de segmentos sociais, como coordenador da Central Única de Favelas (Cufa), Manoel Soares. A contribuição das equipes da Procergs e Secretarias da Saúde, Planejamento, e Comunicação, além da Fundação Getúlio Vargas e Associação do Software Livre foram citadas por Viniciu Wu como primordiais no processo de elaboração do projeto.

O Governador Pergunta também vai disponibilizar pontos de acessos públicos na Capital e no Interior, por meio de unidades fixas e outras móveis. Em Porto Alegre há pontos fixos no Mercado Público, no Tudo Fácil (centro e Zona Norte) e no Centro Administrativo Fernando Ferrari. No Interior há pontos de acesso nas regionais da Procergs em Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santo Ângelo e Santa Maria. As unidades móveis percorrerão toda a Região Metropolitana. Estão programados ainda eventos de mobilização nos seguintes municípios: dia 10/11-Erechim, 16/11- Santa Maria, 19/11- Cacequi, 21/11- Santa Cruz do Sul, 23/11- Santo Ângelo, 24/11- Palmeira das Missões.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe