O governador Tarso Genro estará em São Paulo, nesta quarta-feira (16), para uma reunião com o governador paulista Geraldo Alckmin. O objetivo do encontro de trabalho é definir a realização de parcerias e intercâmbios de cooperação na área de segurança pública, já que ambos estados possuem experiências que podem complementar a gestão pública.
Também será discutida a formação de um grupo de trabalho com especialistas de SP e RS para concretizar as ações propostas. "No tema da segurança pública, o Rio Grande do Sul possui mais semelhanças com São Paulo do que com o Rio de Janeiro, por exemplo. Aqui (no RS) e em São Paulo não existem lugares que a polícia não tem acesso e que seja necessária a retomada, pelo Estado, das áreas públicas, como acontece no Rio. Para nós, agora, é mais produtivo trocarmos experiências com as instituições de São Paulo, mesmo que a aplicação do Pronasci no Rio esteja iniciando de forma exemplar, através da consolidação das UPPs", ressalta Tarso.
Entre os acordos que serão firmados entre RS e São Paulo estão a realização de intercâmbio entre as polícias civis para desenvolvimento de estratégias de inteligência policial e técnicas investigativas; acordo de cooperação técnica visando a integração institucional no combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro; e intercâmbio de experiências em técnicas para redução de homicídios.
O governador estará em São Paulo já nesta terça-feira (15). Em São Bernardo, Tarso Genro fará uma visita ao ex-presidente Lula, que está em tratamento contra um câncer na laringe. Na quarta-feira (16), além da reunião com Geraldo Alckmin, o governador terá um encontro com diretores da empresa Odebrecht. A empreiteira, em conjunto com a Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre, elaborou o estudo para a construção da RS 010 através de parceria público-privada.
RS e SP discutem ações conjuntas na área da segurança
· 1 min de leitura