O balanço final da Operação Viagem Segura, que se iniciou ao meio-dia da última sexta-feira e foi encerrada à meia-noite de terça-feira (15), contabilizou 116.912 veículos fiscalizados e 10.678 infrações registradas. A iniciativa reuniu Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Detran/RS, Cetran/RS, sob a coordenação do Comitê de Mobilização pelo Trânsito Seguro. As instituições divulgaram relatório do feriado de Proclamação da República em uma reunião de avaliação nesta quarta-feira (16), no Detran/RS.
A Operação totalizou 899 testes de bafômetro realizados e 268 motoristas autuados por embriaguez, sendo 82 enquadrados em crime de trânsito (concentração acima de 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões). Comparando-se este primeiro feriadão de funcionamento da Operação ao último feriado prolongado deste ano de 2011 registrou-se uma redução de 50% no número de vítimas fatais. Nos cinco dias do feriadão de Tiradentes, 35 pessoas morreram em 27 acidentes fatais, uma média de 7 mortos/dia.
Neste feriadão de Proclamação da República, foram 17 acidentes com vítimas fatais e 18 mortos, nos cinco dias de Operação, uma média de 3,6/dia. Nenhum desses acidentes ocorreu nos 19 pontos críticos mapeados em estudo do Detran/RS.
O chefe da seção de policiamento e fiscalização da PRF no Rio Grande do Sul, Inspetor Antônio Marcos, ressaltou o ineditismo da Viagem Segura. "Esta é a primeira operação que reúne tantos órgãos trabalhando de forma conjunta."
Campanhas educativas
Sobre o número de veículos (1.338) e CNHs recolhidas (383), o Presidente do Cetran/RS, Jaime Pereira, disse que a Operação foi criada justamente para retirar de circulação esses que ainda não assimilaram as mensagens das campanhas educativas. Adelto Rohr, coordenador da operação no Detran/RS, lembra que esses são minoria: "91% dos condutores abordados estavam 100% regulares e puderam seguir viagem".
O oficial do Estado Maior da BM, Major Alexandre Pinheiro, anunciou que a Operação Viagem Segura vai continuar. "No entanto, a fiscalização, infelizmente, não pode evitar todos os acidentes. Só vamos mudar a realidade dos acidentes de trânsito com a ajuda dos condutores." A próxima edição deve ser realizada no feriado de Natal, mas, devido ao sucesso da Operação, as instituições não descartam ações pontuais nos finais de semana.
Controle de Operação - Ocorrência
Acidentes (Total) - 954
Acidentes c/ vítimas fatais - 17
Acidentes com lesões - 476
Nº de vítimas fatais - 18
Nº de feridos - 511
Abordagens/Veículos Fiscalizados - 116912
Infrações (Total) - 10678
Veículos recolhidos - 1338
CNH recolhidas - 383
Testes de Bafômetro realizados - 899
Infrações 165 adm. - 186
Infrações 165 crime - 82
Infrações 165 (Total) - 268
Agência de notícias do Governo do Estado