O governador Tarso Genro participou nesta terça-feira (22) da abertura do 1º Fórum Regional do Programa Gaúcho de Microcrédito, em Passo Fundo. O evento, realizado no Hotel Vila Vergueiro, reúne prefeitos, vereadores e dirigentes de instituições de microcrédito, além da palestrante Evanda Evani Burtet Kwitko, consultora internacional especialista em legislação e política para o setor microfinanceiro. Considerando um programa estrutural e prioritário do Governo, Tarso enfatizou o número de 650 mil microempresas instaladas no Estado.
O governador lembrou das primeiras tratativas com o secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, e com o presidente do Banrisul, Tulio Zamin, com o objetivo de estabelecer a rede mais completa de microcrédito do país. "A microeconomia é o ponto de partida para um desenvolvimento com sustentabilidade, que alimente o mercado interno e tenha forças para competir no mercado global", disse. Ele acrescentou que é na microempresa que nasce e se desenvolve a capacidade do empreendedor.
Novo ciclo
O secretário da Sesampe, Maurício Dziedricki, considerou a articulação com as prefeituras "um grande avanço", e o programa de microcrédito uma oportunidade para os empreendedores gaúchos realizarem seus sonhos. "Este é o primeiro de diversos encontros que vamos ter em todo o Estado para estabelecer uma rede compartilhada, desenvolvendo um novo ciclo de crescimento, voltado aos microempreendedores e à economia solidária", afirmou.
O prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, parabenizou o Governo do Estado pelo sucesso do programa, considerando-o uma ferramenta de acesso fácil e sem empecilhos burocráticos ao crédito. "São as pequenas e micro empresas que garantem renda e geram emprego em nosso Estado e tudo isso só é possível graças a este programa e ao auxílio de um banco público e forte, como o Banrisul".
Integração
Após sua participação no fórum, o governador dirigiu-se ao bairro Integração, para o lançamento do programa RS na Paz em Passo Fundo. A Sesampe também participa do programa, com a entrega de cheques do financiamento aos primeiros tomadores dos empréstimos. O programa de microcrédito foi inserido no RS na Paz visando estimular a atividade produtiva, dentro do conceito de que a reinserção no trabalho e na renda afasta o cidadão da violência e da criminalidade.
O Programa Gaúcho de Microcrédito oferece financiamentos a partir de R$ 100,00 podendo chegar a R$ 15 mil, com taxas de 0,64% ao mês. O projeto já credenciou diversas prefeituras em todo o Estado e nove instituições comunitárias de microcrédito para operação do sistema.
Informações sobre o programa e simulações sobre o microcrédito podem ser obtidas pelo telefone (051)3288-5555 ou pelo site www.microcreditors.com.br.
Agência de notícias do Governo do Estado