Audiência debate armazenagem no Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A atual situação do setor de armazenagem pública foi tema de audiência pública nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Entre os assuntos debatidos destacaram-se a necessidade de políticas para o setor e o futuro da Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns), que poderá passar por um processo de federalização e incorporação à Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Como explica o propositor da atividade, deputado estadual Altemir Tortelli (PT), o atual sistema de armazenagem não acompanha o aumento da produção. “O déficit atual de espaço é de 2,8 milhões de toneladas ao ano. No entanto, o principal problema é que parte da produção continua em estoque de um ano para outro, o que reduz a disponibilidade física”. Para o parlamentar, uma alternativa seria a construção de uma rede silos comunitários. “Isso existe e funciona em diversos países que visitei de maneira associativa e cooperada. Já no Brasil é utilizada somente na iniciativa privada, mas nem todos tem condição de pagar. Por isso acredito que o Estado tem que fazer seu papel”. De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o que falta são políticas voltadas especificamente ao setor. “Precisamos de ousadia, de ferramentas para dar apoio aos agricultores de pequeno porte, que são os que mais enfrentam dificuldades”, afirma Mainardi.

Reestruturação da Cesa

A reestruturação da Cesa também foi pauta do debate. Somente em 2010 a Companhia gerou um prejuízo de R$ 33 milhões aos cofres do Estado e é responsável por apenas 2% do armazenamento do Rio Grande do Sul. Segundo Mainardi, até o mês de abril do próximo ano deverá ser apresentado um plano de reestruturação da Cesa. Conforme o deputado Tortelli, não está descartada a possibilidade de federalização da Companhia. “Se isso ocorrer, temos que ter a garantia de um processo de ampliação de toda a rede pública no Rio Grande do Sul, que dê conta da produção estadual”, salienta o parlamentar. Ao fim do evento ficou também a acertada a realização de audiências regionais no início do próximo ano. A ideia é levantar subsídios sobre o armazenamento em todo estado.

Gostou? Compartilhe