A Justiça do Trabalho inaugura esta semana mais quatro unidades no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (6), às 11h, será aberta a segunda Vara do Trabalho (VT) de Lajeado. Às 18h do mesmo dia, ocorrerá a inauguração da quinta VT de Caxias do Sul. Na quarta-feira (7), às 18h, serão abertas a terceira e a quarta unidades de Passo Fundo. Os eventos terão a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), desembargador Carlos Alberto Robinson, magistrados, autoridades locais, advogados e outros convidados.
Os três municípios estão entre os de maior movimentação processual do Estado. Em 2010, a única VT de Lajeado recebeu 1.858 novos processos. Em Caxias do Sul, foram 6.357 reclamatórias recebidas, média de 1.589 por unidade. O Foro Trabalhista de Passo Fundo, por sua vez, acolheu 3.575 novas ações, média de 1.787 por VT.
As Varas do Trabalho estão entre as 17 recentemente criadas para o Estado pela Lei nº 12.475. Destas, cinco já haviam sido instaladas no mês de novembro, em Taquara, Canoas e Gravataí. Com as inaugurações desta semana, o Rio Grande do Sul passará a ter 124 unidades de primeiro grau da Justiça Trabalhista. As outras oito VTs do projeto serão abertas ao longo de 2012, em Erechim, Esteio, Estrela, Rio Grande (duas), Santa Rosa e São Leopoldo, além de mais uma unidade em Caxias do Sul. O objetivo das novas Varas do Trabalho é dividir e reequilibrar a carga processual nesses municípios, possibilitando que os processos tramitem com maior celeridade nas suas espectivas regiões de jurisdição.
Os juízes titulares das novas unidades serão Cleiner Luiz Cardoso Palezi (2ª VT de Lajeado), Adriano Santos Wilhelms (5ª VT de Caxias do Sul), Marcelo Caon Pereira (3ª VT de Passo Fundo) e Maurício Machado Marca (4ª VT de Passo Fundo).