O governador Tarso Genro assinou, nesta quinta-feira (8), termo que renova por mais um ano a participação do Estado no projeto Coesão Social a partir do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap). Este programa foi implementado pela Comissão Europeia, a partir de uma proposta apresentada em 2008 pela região de Vêneto, na Itália, com o objetivo de desenvolver a produção em três regiões do Mercosul: Província de San Juan (Argentina), Departamento de Misiones (Paraguai) e Estado do Rio Grande do Sul.
No caso gaúcho, a intenção é estimular a participação das pequenas e médias empresas ou cooperativas no fortalecimento das cadeias produtivas do vinho, leite, turismo e enogastronomia. O trabalho focaliza na formação de agentes de desenvolvimento territorial, que atuam na identificação e ampliação das potencialidades locais de cada região.
Parcerias
Para a cadeia do leite, foram firmadas parcerias com a Emater e a Unijuí, visando fortalecer o Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite), entidade que já conta com mais de 20 cooperativas associadas. No caso do vinho, o trabalho é realizado em conjunto com a Universidade de Caixas do Sul e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para potencializar o acesso das pequenas cooperativas da Serra ao mercado nacional e internacional. Já para fortalecer a cadeia do turismo e enogastronomia, o Cocap atua junto ao Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Caxias do Sul, buscando qualificá-los para o atendimento aos turistas.
Usinas de ideias
Conforme o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nuñez, a articulação entre poder público, universidades e empresas locais possibilitará a instalação de estruturas locais denominadas como usinas de ideias. "Nestas usinas de ideias, os agentes parceiros pensarão projetos de desenvolvimento local, baseados nas cadeias produtivas de cada região".
Estado renova projeto internacional para fortalecimento de cadeias produtivas
· 1 min de leitura