Os cidadãos gaúchos já contam com duas inovações no Portal Transparência RS (www.transparencia.rs.gov.br) para auxiliar no controle social do gasto público estadual: as ferramentas "convênios" e "análise gráfica". Com os novos instrumentos, o portal da Secretaria Estadual da Fazenda, sob responsabilidade da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), mantém-se entre os mais modernos do País.
A exibição de dados referentes a convênios assinados pelo Estado (como repassador ou não de recursos) era considerada uma das principais demandas da sociedade gaúcha. Agora, quem acessar o portal poderá colher informações variadas tais como período de vigência, municípios beneficiários, valores conveniados e datas de liberação, entre outras. "Trata-se de um recurso que irá auxiliar no controle tanto pela sociedade como também por gestores municipais e demais conveniados", explica o contador e auditor-geral do Estado, Luiz Paulo Freitas Pinto.
Ao acessar o Portal, o cidadão pode consultar, por exemplo, todos os recursos recebidos pelo seu município provenientes de convênios firmados com o Estado e também o objeto de cada acordo firmado. Com essas informações, o morador poderá verificar in loco se o recurso foi aplicado ou não.