A falta de chuva, que tem baixado o nível dos rios, exige medidas objetivas por parte do poder público e da população. A Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan -, trabalhou durante todo o ano para garantir o abastecimento de água nas regiões afetadas pela estiagem. Somente no Vale dos Sinos, a Corsan está investindo R$ 432 milhões, em saneamento básico. Nestes recursos, estão incluídas obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água e construção de novos reservatórios. "Estes investimentos ajudam a garantir um futuro melhor para os cidadãos gaúchos, além de contribuir para a boa saúde dos rios. Hoje, estamos vivendo um momento que é necessário a solidariedade se todos os setores, entre abastecimento, agricultura e indústria, além da colaboração da população com o uso responsável da água. Firmando este pacto, venceremos este período difícil", declarou o diretor presidente da Corsan, Arnaldo Dutra. Até 2015, a Corsan investirá cerca R$ 3,4 bilhões em saneamento no Estado.
Controle do consumo
O controle do consumo se faz com a leitura do hidrômetro. Para realizá-la, basta ler os quatro primeiros números que aparecem no aparelho. Em seguida, deve-se calcular o gasto pela diferença entre duas leituras. Por exemplo: se uma leitura em 2 de novembro indicou o número 1.393 e outra em 2 de dezembro apontou 1.403, faz-se a seguinte conta: 1.403 - 1.393 = 10 m³. Ou seja, 10 metros cúbicos é a água consumida.
Com a chegada do verão, a Corsan solicita a colaboração da população no uso da água. A utilização responsável da água, além de diminuir o valor da conta, é uma responsabilidade social e ambiental. Cabe ao usuário controlar o consumo e evitar o desperdício.
Dicas para economizar água
Um banho demorado, por exemplo, desperdiça de 95 a 180 litros de água;
Uma torneira aberta enquanto se escovam os dentes, até 25 litros;
Llavar o carro com mangueira, até 560 litros em 30 minutos;
Conserte qualquer vazamento de água;
Feche bem todas as torneiras, certificando-se de que não há goteiras;
Elimine a prática de lavar calçadas, quintais ou o carro com mangueira;
Mantenha a torneira fechada quando não estiver usando a água, como ao lavar a roupa e a louça ou ao escovar os dentes;
Deixe a roupa acumular e só ligue a máquina de lavar quando estiver cheia;
Na hora do banho, procure se ensaboar com o chuveiro desligado e tomar banho rápido;
Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida jogando-os no lixo;
Utilize regador em vez de mangueira para regar as plantas;
Guarde a água da chuva e regue plantas e jardins sempre de manhã cedo: você evita que a água evapore com o calor do dia e a planta absorve melhor o líquido.
Agência de notícias do Governo do Estado