SDR e Seapa debatem adesão ao Suasa em Passo Fundo

Pavan e Mainardi participaram do debate sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os secretários Ivar Pavan e Luiz Fernando Mainardi, do Desenvolvimento Rural e da Agricultura respectivamente, participaram nesta terça-feira (14), em Passo Fundo, do Seminário Regional sobre o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e serviu para orientar os municípios sobre as formas de adesão ao mecanismo.

O médico veterinário do Sispoa, Diogo Facin, fez uma apresentação sobre como pode ser feita a adesão ao Sistema. Como várias cidades da região são consideradas pequenas, a proposta foi criar equipes técnicas e consórcios municipais a fim de que a ação seja feita de forma coletiva.

De acordo com o secretário Mainardi, o Governo do Estado está promovendo debates e orientando prefeituras e agricultores para implementar o Sistema. Mainardi argumentou que "o Executivo tem responsabilidade dupla, pois trabalha para que os produtores do RS tenham renda e produção com qualidade e sanidade".

O secretário Ivar Pavan fez referência ao ato da presidente Dilma Rousseff, na terça-feira (13), em Porto Alegre, lembrando o anúncio do Programa Rede Brasil Rural. Ele afirmou que "o Programa é uma grande novidade para a agroindústria familiar, pois vai facilitar a comercialização dos produtos gerados pelas agroindústrias". Porém, destacou que é preciso ter "responsabilidade com a saúde pública e que é necessário ter produtos de qualidade com sanidade para o mercado consumidor, pois os prejuízos podem ser pra todos".

Suasa

O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), regulamentado em 2006, é um mecanismo unificado e coordenado pela União, com participação dos municípios e estados, por meio de adesão. Produtos inspecionados por qualquer instância do Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional. Esse novo dispositivo de inspeção sanitária permite a legalização e implementação de novas agroindústrias, o que facilita a comercialização dos produtos industrializados localmente no mercado formal em todo o território brasileiro. O Rio Grande do Sul aderiu ao Suasa este ano, durante a realização da Expointer.

Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe