Estado conhece nova tecnologia para fazer asfalto

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O diretor-geral do Daer, José Francisco Thormann, reuniu-se com engenheiros da Autarquia, nesta sexta-feira (16), para apresentar as novas tecnologias de asfalto conhecidas durante sua viagem ao Texas com o secretário Beto Albuquerque e a engenheira Maria Cristina Passos. O evento iniciou com a explanação do eng. Emídio Ferreira, da empresa Pavitec Pavimentação Técnica Ltda., que apresentou alternativas para reduzir os custos de pavimentação das rodovias com a estabilização de solos "in situ" (no local), aproveitamento de materiais e misturas regionais e a utilização de equipamentos com tecnologia atualizada. 

Ferreira falou, também, sobre o baixo custo da técnica de pavimentação progressiva, em que na 1ª etapa é utilizado o "cape-seal" (tratamento superficial simples), na 2ª etapa o tratamento superficial duplo e, por fim, o microrrevestimento. "Os engenheiros têm de sair da mesmice, vamos inventar, mudar e principalmente, ir pra pista, não ficar somente na frente do computador", reiterou Ferreira. 

Depois foi a vez dos engenheiros do Daer José Octávio Rodrigues, Jayme Tonon e Jeferson Couto mostrarem os apontamentos dos estudos efetuados pela Superintendência de Pesquisa Rodoviária (SPQ) em algumas rodovias da região de Passo Fundo, em busca de materiais alternativos visando a redução de custos na pavimentação. Segundo Tonon, ficou constatado que alguns trechos apresentam boas possibilidades de substituição da sub-base em macadame seco por camada de basalto alterado.

Em outros, dependendo do resultado de estudos complementares, o custo de obra poderá ser reduzido com a substituição da camada de sub-base ou pela redução da sua espessura. Conforme Rodrigues, o trecho experimental, executado na ERS-129, demonstrou a inviabilidade da utilização de solo agregado com argila como camada de base. "Quanto a performance de solo agregado como sub-base deverá ser melhor monitorado, apesar de não ter apresentado degradações", disse Rodrigues. 

Já o engenheiro Vicenzo Nunes Parisi apresentou brevemente como funcionam os novos modelos de equipamentos de monitoramento de trânsito que estão sendo testados pela SPQ e destacou algumas características das câmeras que captam imagens durante o dia e a noite, por meio do sistema de infravermelho. Elas têm um custo preticamente fixo, independente do período em que está funcionando.

"Os equipamentos são instalados nos postes, abaixo dos fios de energia elétrica. Apesar de parecerem grandes, são leves e quando instalados se tornam discretos. E o melhor, têm um custo muito baixo, é um bom investimento para o Estado", disse Parisi. 

Tecnologia norte-americana 
No início do mês de dezembro, o diretor-geral do Daer, José Francisco Thormann, acompanhado do secretário Beto Albuquerque e da engenheira Maria Cristina Passos, visitaram a empresa Phoenix Industries no Texas, Estados Unidos, para conhecer as novas tecnologias de asfalto usadas no país e que está gerando resultados positivos. O diretor da Phoenix, Frederico Bastos, explicou em que consiste o asfalto borracha (Pellet pave).

Na "peletização", a borracha é usinada no asfalto e modificada ecologicamente. "A vantagem é a logística do manuseio, a qualidade do asfalto, a economia de recursos e a durabilidade que fica em torno de 10 a 15 anos". 

O secretário Beto Albuquerque também esteve na palestra e relatou os trabalhos desenvolvidos na Phoenix, os quais eles puderam acompanhar. "Na viagem conhecemos a técnica do asfalto sólido, que permite seu uso tanto em temperaturas baixas como em altas e com uma durabilidade muito boa".

O diretor-geral do Daer, José Francisco Thormann, encerrou o evento agradecendo a participação de todos e enfatizando que o objetivo do encontro foi apresentar essas novas tecnologias que podem ser bem aproveitadas aqui no Estado e trazer grandes resultados. "A intenção era mostrar também o quanto e como queremos investir nas rodovias a partir do ano que vem".

 

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