Para promover o escoamento da produção gaúcha a outras praças e estimular o desenvolvimento regional, o Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira (21), no Palácio Piratini, o Plano de Obras Rodoviárias do Rio Grande do Sul. Serão investidos R$ 2,6 bilhões em obras de construção, pavimentação e recuperação de rodovias até 2014. Entre as metas, estão o início das obras de 104 acessos municipais, a duplicação de 205 quilômetros de estradas e a retomada de 19 ligações regionais.
A projeção é de que serão pavimentados 1,7 mil quilômetros nos próximos três anos e concluídos, até 2014, pelo menos 77 acessos municipais. Além de um acerto com o Governo Federal, o Executivo contará com recursos do Bndes, do Banco Mundial, de impostos da Cide e do Tesouro do Estado. Acompanhado de secretários de Estado e de prefeitos, o governador Tarso Genro destacou o envolvimento das secretarias para a viabilização do plano de obras rodoviárias. Tarso afirmou que as seguidas interrupções das obras nos municípios prejudicavam o setor produtivo e impediam o escoamento das mercadorias para outras regiões. "Esse plano desencadeia uma série de movimentos, de definições estratégicas com o nosso governo, além de promover o desenvolvimento regional", explicou. O governador disse que exigiu das secretarias um plano 'realista', que apresentasse um cronograma de obras e uma projeção do que será feito até 2014.
Secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque garantiu que a meta do governo é 'zerar o passivo com quase meio milhão de gaúchos' que moram nas cidades contempladas com as obras. "Tem muitas obras que se arrastam há décadas, como é o caso de Cachoeira e Rio Pardo, que estamos retomando para conclui-las. Vamos realizar a duplicação de rodovias que hoje representam um verdadeiro atraso logístico", avaliou. Conforme Beto, dos 7 mil quilômetros pavimentados, apenas 140 quilômetros são duplicados. A ideia é garantir até 2014 a duplicação de mais 205 quilômetros.
Satisfeito com o ritmo das obras, o secretário destacou ainda que dez acessos já foram concluídos. "É um plano com pés no chão, com financiabilidade, exequível, discutido internamente no governo, com o setor empresarial, e que leva em consideração as principais necessidades de desenvolvimento do Estado. Que atende em primeiro lugar a uma razão social muito importante: que são os acessos municipais", afirmou.
Ao lembrar que a conclusão das obras da RS 403 é uma promessa de pelo menos duas décadas, o prefeito de Rio Pardo, Josni Lisboa da Rocha, agradeceu o empenho do governo na pavimentação da rodovia que liga a cidade a Cachoeira. "É uma honra dar testemunho das obras que estão acontecendo no RS e na minha cidade. Desde 1990, diversos animais foram sacrificados na minha cidade em nome do início das obras", destacou. Além de frisar a importância da obra para a ligação com outras regiões, o prefeito destacou que 13 dos 24 quilômetros da rodovia, no sentido Rio Pardo-Cachoeira do Sul, já foram concluídos.