Salva-vidas distribuem pulseiras identificadoras na beira da praia

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o objetivo de facilitar o resgate de crianças perdidas no litoral gaúcho, o programa Verão Numa Boa está distribuindo pulseiras identificadoras para as famílias que trazem seus filhos pequenos à beira da praia. O projeto é uma parceria do Governo do Estado, através da Brigada Militar (BM), com a marca gaúcha Fritz e Frida.

Nas cores vermelha e azul, as pulseiras podem ser encontradas em qualquer uma das 256 guaritas dos litorais Norte e Sul e também na Casa de Governo, localizada no centro de Capão da Canoa. Basta solicitá-las ao salva-vidas mais próximo e escrever o nome e telefone do pai ou responsável.

Comandante dos salva-vidas em Capão, o tenente Danilo Marques Gabriel reforça a importância do uso das pulseiras e pede aos familiares que prestem atenção aos movimentos das crianças na areia e no mar. "A fitinha evita transtornos maiores e facilita a busca do responsável pela criança perdida, mas a atenção deve ser permanente". Gabriel também solicita aos pais que orientem seus filhos a procurarem a guarita mais próxima no caso de se perderem. "Prontamente, todas as guaritas serão alertadas e isso facilitará a busca da criança perdida".

Assim que chegou à praia, a veranista Beatriz Souza, de Alvorada, dirigiu-se à guarita 76 e solicitou a pulseira para sua filha Jayana Kauany, de 6 anos. "Felizmente minha filha nunca se perdeu, mas é muito importante que os pais estejam atentos e peçam essas fitinhas para evitar problemas maiores", sugeriu.

Pelo menos 18 resgates foram registrados até a manhã desta segunda-feira (9) no litoral gaúcho. De acordo com a Operação Golfinho, o número total de ocorrências é maior, já que muitos casos são resolvidos imediatamente e não chegam a ser registrados.

Bandeira azul

Os salva-vidas utilizam uma sinalização específica para estes casos. Para informar os banhistas que uma pessoa perdida foi encontrada, uma bandeira azul é hasteada sobre a respectiva guarita, junto à bandeira indicativa das condições do mar.

Gostou? Compartilhe