O Governo do Estado efetua, nesta segunda-feira (09) o pagamento do FGTS para mais um lote de 100 funcionários demitidos da Fugast. Na próxima quinta-feira (12), será efetuado o pagamento das rescisões destes trabalhadores que terão acesso aos valores assim que o sindicato que os representa realizar a homologação.
No início do mês de dezembro, o Governo já havia liberado o pagamento das rescisões de 50 trabalhadores, mas apenas 38 efetivamente receberam seus valores. Isso porque alguns demitidos entraram com ações judiciais contra o Estado. Assim, os ex-funcionários selecionados para pagamento que ainda estiverem com ações em andamento não receberão as rescisões.
O decreto 48.372/11, discutido e aprovado pelas categorias envolvidas, contem esta informação. A seleção dos trabalhadores que receberão suas rescisões acontece de acordo com os valores a serem pagos, tendo preferência aqueles cujos montantes são menores, em detrimento das rescisões mais altas.
Os representantes dos 474 trabalhadores demitidos da Fugast têm sido recebidos periodicamente pela Casa Civil e informados sobre os pagamentos a serem efetuados, bem como sobre os prazos. Até o dia 12 de dezembro, 350 ex-empregados da Fugast formalizaram pedido de indenizações trabalhistas por meio do "Termo de Adesão" previsto no Decreto 48.372/11.