O número de ocorrências por embriaguez ao volante vem caindo desde o início da Operação Balada Segura no litoral, de acordo com a Brigada Militar (BM). Na última operação, realizada em Imbé na madrugada desta quinta-feira (19), nenhum dos 83 testes de etilômetro realizados apresentaram resultado positivo. Dois condutores, porém, não se submeteram ao teste e foram autuados por embriaguez.
O índice é bem menor se comparado à primeira edição da operação, realizada no dia 23 de dezembro do ano passado, em Tramandaí. Naquela ação, foram realizados 110 testes, com seis resultados positivos, além de outros oito condutores que se recusaram a fazer o teste do etilômetro.
Comandante da operação Balada Segura no litoral, o tentente José Luiz Prado Lima lembra que, no início da operação, o índice de condutores flagrados chegava a quase 10% do total das abordagens. "Agora temos autuado, em média, três ou quatro condutores em cada balneário. Acredito que esta operação está surtindo efeito", constata. Prado Lima também avalia que os motoristas estão se conscientizando e têm apoiado a operação. "Em nenhuma delas encontramos algum condutor irritado ou estressado com o nosso trabalho".
Ação desenvolvida dentro do programa Verão Numa Boa pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) e Brigada Militar (BM), a operação Balada Segura no litoral foi iniciada no dia 23 de dezembro e prosseguirá até o dia 5 de março, em todas as praias do litoral gaúcho. O objetivo principal das ações é coibir o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, considerado uma das principais causas de acidentes de trânsito.
Veja o resultado da operação Balada Segura no Litoral em Imbé (19 de janeiro)
Veículos fiscalizados: 85
Testes realizados: 83
Resultados positivos: 00
Art. 165 - embriaguez: 02
Art. 306 - superior a 0,4 decigramas: 00
(Fonte: Brigada Militar)
Secom/RS