Governo do Estado divulga programação no Fórum Social Temático 2012

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado participa e apoia o Fórum Social Temático, que integra o Fórum Social Mundial, e ocorre de 24 a 29 de janeiro em Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. O governador Tarso Genro participa da abertura do evento, que acontece nesta terça-feira (24), às 8h30min, no salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. O fórum tem como tema Crise Capitalista, Justiça Social e Justiça Ambiental. Todas as atividades promovidas pelo Governo serão gratuitas.

O secretário adjunto do Planejamento, Gestão e Participação, Davi Schmidt, explica que o apoio do Estado ao FST ocorrerá através da participação em atividades importantes. Na quinta-feira (26), às 19h, no Gigantinho, a presidente Dilma Rousseff, acompanhada do presidente do Uruguai, José Mujica, falará sobre a situação econômica e social nacional e internacional.

Na sexta-feira (27), às 14h, no auditório Dante Barone, o debate sobre o Sentido da Democracia terá a participação do governador Tarso Genro, do professor Boaventura de Souza Santos, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde.

Conforme o assessor de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nuñez, o fórum tem uma grande programação. "O Governo do Estado irá participar deste debate tão importante sobre o futuro da humanidade, pensando um novo modelo de desenvolvimento", disse. Tarson ressalta que o Executivo não tem uma programação própria, mas participará em parceria com a sociedade civil.

Uma das atividades apontadas por Tarson é o seminário sobre a segurança alimentar, que acontece no Palácio Piratini, e conta com a participação do diretor-geral das Organizações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, sigla em inglês), José Graziano da Silva, que irá debater o papel da sociedade civil na segurança alimentar e a questão do direito à terra.

Conexões Globais
As atividades desenvolvidas pelo Conexões Globais incluem diálogos on-line e oficinas de intercâmbio, além da possibilidade de compartilhar conhecimentos nas áreas de produção, edição multimídia, ferramentas e estratégias para mídias sociais e jornalismo on-line.

A programação que inclui o Governo no Conexões Globais vai envolver o debate sobre as redes sociais e o papel da internet no mundo contemporâneo. "Tudo acontece na Casa de Cultura Mário Quintana. Durante todos os dias do fórum, vamos trabalhar com vídeo-conferência, conferência e oficinas de utilização da internet como instrumento para o aprofundamento da democracia e debate com movimentos globais", afirma.

Confira a programação completa

Gostou? Compartilhe