Transplantes no RS crescem mais de 20% em 2011

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em 2011, o Rio Grande de Sul apresentou um crescimento de 20,8% no número de transplantes. A informação é da Central de Transplantes do Estado, da Secretaria Estadual da Saúde.  Foram computados 1.737 órgãos e tecidos (córnea e medula) transplantados, 299 a mais do que em 2010. "Vivemos um momento bom de crescimento, que tem se sustentado nos últimos dois anos", afirma a coordenadora da Central de Transplantes, Rosana Nothen. Entre os resultados, ela destaca os transplantes de medula óssea e de córneas. No caso da medula, o número de transplantes realizados subiu 35%. Foram 155 procedimentos em 2011, 40 a mais do que no ano anterior. Em relação às córneas, o percentual foi de 21%.

Fruto de parceria entre os governos federal e estadual, em 2011 a Central de Transplantes do Estado também passou a contar com o suporte de estruturas descentralizadas, as chamadas Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). São seis unidades já implantadas em hospitais gaúchos, que em 2012 contarão com o reforço de uma sétima unidade, totalmente financiada pelo Estado . Elas têm cobertura regional, sendo três atuando na Grande Porto Alegre, além de Lajeado, Passo Fundo, Rio Grande e em breve no município de Caxias do Sul.

Cada uma tem sob sua responsabilidade o apoio aos hospitais de sua região, onde as equipes formadas por médicos intensivistas e enfermeiros auxiliam na identificação de possíveis doadores e na viabilização de exames, como a confirmação de morte encefálica no doador, e aqueles necessários à segurança do receptor. Com a implantação das OPOs, entre outras ações, a logística para a concretização dos transplantes apresentou uma sensível melhora, refletida nos números de 2011, e com tendência de crescimento ainda maior neste ano de 2012.

Relação de transplantes realizados em 2011:

Rim ( doadores cadáveres) - 392
Rim ( doadores vivos) - 93
Fígado ( doadores cadáveres) - 121
Fígado ( doadores vivos) - 4
coração - 11
pulmão - ( doadores cadáveres) - 40
pulmão- (doadores vivos) - 2
pâncreas - 1
córneas- 918
medula óssea - 155

Total - 1.737

Fonte: Central de Transplantes do Estado

Gostou? Compartilhe