Substituindo a impressão de cinco mil folderes, um único panfleto circula de mão em mão no Fórum Social Temático (FST) com uma sugestão: que tal repensar a forma de se deslocar no seu dia a dia? O panfleto sustentável do Detran/RS compara o impacto no meio-ambiente do deslocamento de uma pessoa por ano, em diferentes meios de transporte.
Utilizando uma calculadora de carbono baseada no protocolo GHG (Green House Gas), o panfleto computa a "pegada de carbono" proveniente do transporte, levando em conta um deslocamento médio brasileiro, de 28 Km/dia. Também mostra a quantidade necessária de árvores que devem ser plantadas para compensar a emissão de CO2.
O Dióxido de Carbono (CO2) participa com aproximadamente metade da quantidade dos gases do efeito estufa produzidos pela atividade humana. No Brasil, os transportes são responsáveis pela emissão de 23% desse CO2. Trocar o carro pelo ônibus ou pela bicicleta, valer-se da carona solidária ou fazer pequenos deslocamentos a pé? O planeta agradece e o trânsito também, sugere o panfleto.
A ação foi inspirada em uma campanha da WWF húngara para coletar doações, que pode ser conferida aqui. O panfleto também caiu na rede e até o meio-dia desta quinta-feira (26) já contabilizava mais de 1,2 mil compartilhamentos no Facebook.
Governo do Estado