Parlamento gaúcho dá posse à Mesa Diretora 2012-2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
 
A sessão de eleição e posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para o período de 31/01/2012 a 31/01/2013, que term a presidência do deputado Alexandre Postal (PMDB), teve início às 14h33, nesta terça-feira (31), no Plenário 20 de Setembro, com a interpretação do Hino Nacional pela mezzo-soprano Angela Diel.

Após, o deputado Adão Villaverde (PT), ainda na condição de presidente da Assembleia, realizou a comunicação da renúncia da Mesa anterior, conforme acordo pluripartidário firmado no início da 53ª Legislatura. A deputada Zilá Breitenbach (PSDB) realizou a leitura do termo de renúncia.

Eleição da chapa única
Na sequência a chapa única foi submetida à votação dos parlamentares, e aprovada por unanimidade, com 48 votos favoráveis. A chapa eleita é composta por: presidente, Alexandre Postal (PMDB); 1º vice-presidente, Zilá Breitenbach (PSDB); 2º vice-presidente, Alceu Barbosa (PDT); 1º secretário, Pedro Westphalen (PP); 2º secretário, Valdeci Oliveira (PT); 3º secretário, José Sperotto (PTB); 4º secretário, Catarina Paladini (PSB); 1º suplente de secretário, Álvaro Boessio (PMDB); 2º suplente de secretário, Luciano Azevedo (PPS); 3º suplente de secretário, Raul Carrion (PCdoB); 4º suplente de secretário, Carlos Gomes (PRB).

Villaverde declarou empossada a nova Mesa Diretora, e solicitou à deputada Zilá que assumisse a presidência dos trabalhos, dirigindo-se à tribuna para seu discurso de despedida.

O deputado ser um dia especial para a Casa, devido a transição na alternância democrática na presidência do Legislativo gaúcho. Villaverde fez um breve balanço de sua gestão, apontando como positivo seu trabalho realizado. Ele agradeceu a todas as bancadas da Assembleia, em especial, a do Partido dos Trabalhadores, sua sigla. Também agradeceu aos servidores da AL, e a sua equipe, pelo trabalho que desenvolveram ao longo de 2011. “A principal conquista foi recolocar o papel deste Parlamento numa condição que outrora ele já ocupou, ou seja, de estar no centro das grandes questões, dos grandes debates, e imprimir, do ponto de vista da relação com os outros Poderes, com a sociedade, com os mais variados setores da sociedade civil”, considerou o deputado. Salientou também a inovação na forma de administrar a AL, mencionando a criação do Comitê Gestor e a transparência, que também considerou como pontos altos da gestão.

Finalizou lembrando que a Casa Legislativa é plural, e declarando que muito o honrou dirigir e comandar o Parlamento durante o ano que passou. Por fim, dirigiu-se ao presidente eleito, garantindo que ele poderá contar “Com o esforço e dedicação desta Casa e desse deputado aqui, durante sua gestão”.

Assembleia Legislatva

Gostou? Compartilhe