Ferramenta Governador Responde é reaberta

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A ferramenta Governador Responde, do Gabinete Digital, está novamente aberta a contribuições da população. No final do ano passado, o site do Gabinete Digital foi reestruturado e a ferramenta redesenhada para ficar com uma interface mais intuitiva. Através do Governador Responde, qualquer cidadão pode enviar um questionamento ao Chefe do Executivo, dentro de grandes temas pré-definidos. O objetivo é oferecer um canal direto para a população tirar dúvidas e obter informações de assuntos de seu interesse com o próprio governador. As perguntas enviadas ficam disponíveis para votação e os autores podem fazer campanha nas redes sociais e e-mail. A pergunta mais votada de cada mês é respondida em vídeo pelo governador.

Segundo o coordenador geral do Gabinete Digital, Vinicius Wu, o Governador Responde oferece um instrumento para a sociedade mobilizada pautar políticas públicas e temas de interesse com o governador. Entre os temas disponíveis no site estão juventude, habitação, drogas, cultura, segurança pública, segurança no trânsito e meio-ambiente.

Inaugurada em maio de 2011, junto com o lançamento do Gabinete Digital, a ferramenta Governador Responde teve seis edições até o final do ano. Os questionamentos mais votados abordaram temas importantes como Segurança Pública, Copa do Mundo e software livre. Ao todo, a ferramenta recebeu mais de 500 perguntas e superou os 15 mil votos.

Para contemplar um maior número de questionamentos a cada mês, as perguntas podem ser agrupadas por similaridade.

Gabinete Digital (www.gabinetedigital.rs.gov.br)
Criado em maio de 2011 pelo Governo do RS, disponibiliza quatro ferramentas distintas para a participação cidadã na gestão pública. Sua concepção se baseou em modelos de democracia no mundo digital de países como Alemanha e Estados Unidos, reunindo as melhores práticas e criando um conjunto único de mecanismos para a participação. Com sete meses de existência já recebeu três prêmio nacionais, da Revista A Rede, na categoria Inovação na Gestão Pública, o prêmio E-gov, de excelência em governo eletrônico, concedido pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP) e o Prêmio TI & Governo 2011, na categoria e-democracia, promovido pela Plano Editorial.

Gostou? Compartilhe