Em debate regionalização do abastecimento da agricultura familiar no RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Regionalizar a comercialização dos produtos da agricultura familiar no Estado é um dos eixos do planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e da Ceasa (Centrais de Abastecimento do RS) em 2012. Junto com a Emater, a SDR e a Ceasa criaram um Grupo de Trabalho que está produzindo um documento com as sugestões para a regionalização.

A proposta vai para discussão nos 28 Coredes, onde serão apresentadas mais sugestões. No fim do primeiro semestre, a proposta deve estar aprovada. Em várias regiões do RS já existe organização para iniciar experiências para regionalizar a comercialização. A idéia é que, em 2013, iniciem os processos de regionalização com recursos orçamentários.

Secretário da SDR, Ivar Pavan diz que ainda existem muitas questões a serem respondidas até a finalização da proposta. Ele acredita, no entanto, que a regionalização deverá fomentar a economia do Estado, gerar fontes de emprego e renda, além de garantir a sustentabilidade produtiva e comercial local. "Para o ano que vem, a proposta é a regionalização da agricultura familiar, criando pontos de venda regionais para abastecimento das compras públicas, trazendo os produtos para perto do consumidor", afirma.
Conforme Pavan, embora o agricultor tenha se preparado para ser um bom produtor, muitos ainda não estão preparados para atuar além das suas propriedades. O secretário destaca que os produtores e as agroindústrias precisam se profissionalizar. "A regionalização do abastecimento sugerida como uma das metas da SDR e da Ceasa, após um ano de existência da Secretaria, é uma forma do Governo do Estado demonstrar que estamos aqui para montar uma política para o agricultor do futuro", avalia.

Gostou? Compartilhe