Um importante passo a caminho da sustentabilidade será dado nesta quarta-feira (08), às 11h30, durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação para projeto-piloto de utilização de água reciclada na irrigação das plantações. O evento, que contará com a presença do governador Tarso Genro, reúne as instituições que participaram da projeto: Corsan, Irga e Fepam e Ministério Público.
A proposta surgiu após a participação da diretoria da Corsan em missão que conheceu trabalho semelhante em Israel. O projeto-piloto visa direcionar a água proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da Companhia Riograndense de Saneamento de Cachoeirinha até a Estação Experimental do Arroz do Irga, também no município, para um teste em área plantada no local. A previsão é de que os 30 mil m³ produzidos diariamente na estação da Corsan de Cachoeirinha poderiam ser utilizados para irrigar 270 hectares de arroz.
"Esta é uma ideia pioneira que auxilia na proteção do meio ambiente e também na economia de água potável destinada ao abastecimento público. Estamos trabalhando com afinco para concretizar este projeto", garantiu o diretor de expansão da Corsan, Alexandre Stolte.
Caso as expectativas sejam correspondidas, a partir de 2013 o projeto poderá ser implantado em plantações próximas dos locais abastecidos por estações da Corsan, como Gravataí e Osório. Também participarão do ato, o diretor de operações e a superintendente de tratamento, Ricardo Rover e Catarina Lucena, que integram o grupo de trabalho que discute o projeto.
Governo do Estado