Seduc inicia formação para reestruturação do Ensino Médio

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A formação na rede estadual de educação para a reestruturação do Ensino Médio iniciou na manhã desta terça-feira (07). Com participação do secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, mais de 100 representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação estão reunidos no City Hotel, na Capital, para o evento.

"Pensar o que fazer para qualificar a educação pública, buscar resultados e oferecer às escolas a união de alternativas práticas e teorias é tarefa do Governo para garantir uma educação mais próxima da realidade dos alunos", frisou Azevedo na abertura do encontro. "Nosso desafio é aprender sempre, ajustar conceitos teóricos ao cotidiano escolar: não queremos apenas mudar formalmente os Ensinos Médio e Fundamental, buscamos outro conteúdo, que dialogue com a maioria do povo brasileiro, que acolha a todos e ofereça oportunidades a todos", resumiu o secretário.

Ainda pela manhã, os participantes apresentaram o resultado da reflexão coletiva feita por grupos de CREs e, ao final do dia, a professora convidada Mônica Ribeiro da Silva, debate e analisa os trabalhos realizados em grupo. Os trabalhos têm a coordenação do diretor pedagógico Silvio Rocha.

Esta é a primeira rodada de formação organizada pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para fevereiro. Na próxima semana, vêm a Porto Alegre representantes de equipes diretivas das escolas que oferecem Ensino Médio na rede estadual, numa perspectiva de reunir mais de mil pessoas. Até o final do mês deve ser oferecida também a professores.

A formação terá continuidade na quarta e quinta-feiras. Na quarta, serão debatidos temas centrais da reestruturação curricular: pesquisa qualitativa, seminário integrado e oficinas por área do conhecimento. Na quinta, os debates serão sobre oficinas pedagógicas: organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar, além do passo-a-passo do início do ano letivo.

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe