Proposta de plano de carreira da Uergs está na AL

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Assembleia Legislativa recebeu, nesta quarta-feira (15), projeto de lei do Executivo que dispõe sobre o plano de carreira da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) - institui o Plano de Empregos, Funções e Salários, cria os empregos permanentes e os empregos e funções em comissão. O presidente da Casa, deputado Alexandre Postal (PMDB), recebeu a proposição da secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, acompanhada da secretária de Administração e Recursos Humanos, Stela Farias, e do secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov. Também participaram o reitor da Uergs, Fernando Guaragna Martins, e o diretor do Sinpro/RS, Amarildo Cenci.

A matéria terá tramitação normal no Parlamento. Para Alexandre Postal, assim como a proposta foi debatida pelos professores, servidores e sindicatos, “nada mais justo que a Assembleia Legislativa possa ter o tempo necessário para fazer um bom debate. Claro que também sabemos que, o quanto antes for aprovado, melhor para o regramento da  situação dos servidores da Uergs”, complementou.

Plano ousado
De acordo com o secretário Prodanov, trata-se de um plano ousado, que liga a progressão da carreira a aspectos relativos ao tempo de serviço e à capacitação dos professores, que devem buscar constantemente sua atualização. “A combinação dos métodos tradicionais para o crescimento na carreira com o aprimoramento técnico e científico é algo diferenciado”, afirmou, apontando também a relevância da  retenção de profissionais qualificados na Universidade.

O presidente do Parlamento aproveitou a ocasião para lembrar que a Casa Legislativa também deseja estabelecer um plano que estimule o crescimento profissional de seus funcionários e a construção de uma carreira dentro do Poder Legislativo.

Mari Perusso agradeceu ao parlamentar pelo bom acolhimento das matérias trazidas pelo Governo, e ressaltou a ampla discussão feita para a construção do projeto. O reitor Fernando Guaragna considerou o projeto como "o segundo momento mais importante da universidade, após a sua própria criação". A secretária Stela Farias festejou a entrega do projeto como  “um momento de revitalização, muito aguardado pela sociedade gaúcha". 

Presenças
Participaram da audiência, na Sala da Presidência, o líder de governo, Valdeci Oliveira (PT), Marisa Formolo (PT), Diógenes Basegio (PDT), Alexandre Lindenmeyer (PT), Luis Lauermann (PT), Raul Carrion (PC do B) e Catarina Paladini (PSB). 

 

Assessoria Imprensa Assembleia Legislativa

Gostou? Compartilhe