Detran/RS terá consultoria para campanhas e ações de educação para o trânsito

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Detran/RS assinou um contrato inédito, na terça-feira (14), que trará mais experiência e conhecimento especializado para as campanhas e ações de educação no trânsito. A Autarquia passou a contar com a consultoria do sociólogo, Eduardo Biavati.

Mestre em Sociologia pela UnB e especialista em Segurança no Trânsito, Biavati foi Coordenador Nacional doPrograma de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação de 1993 a2004. Participou diretamente dos debates que deram origem ao atual Código de Trânsito Brasileiro, além de compor a Câmara Temática de Educação e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o biênio 2010-2011.

Seu trabalho, desenvolvido na Rede Sarah, tornou-se uma referência nacional na prevenção à violência no trânsito e deu origem ao Projeto Adolescente, um convênio entre a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal e o Hospital Sarah-Brasília, que transformava o ambiente hospitalar em espaço de educação para o trânsito para os jovens flagrados pela fiscalização ou envolvidos em acidentes. Na Câmara dos Deputados, durante os debates para criação do CTB, sugeriu diversas emendas que reforçavam a orientação educativa da nova legislação.

Com a Consultoria Em Trânsito, Eduardo Biavati iniciou sua trajetória profissional independente, cujo foco central divide-se entre a educação de jovens e os programas de segurança de trânsito corporativos. Um dos trabalhos realizados foi a assessoria técnica da campanha do Detran/ES sobre o uso do cinto de segurança, em 2010.

O termo de contrato de prestação de serviços com o Detran/RS prevê assessoria técnica para a concepção de campanhas públicas, para as atividades de Educação para o Trânsito, coordenação técnica de eventos públicos (congressos, seminários e fóruns), condução de cursos para público técnico/profissional e palestras para o públicos diversos, além da supervisão da produção de conteúdos multimídia.

Para o presidente do Detran/RS, Alessandro Barcellos, trabalhar em conjunto com um sociólogo possibilita uma abordagem muito mais ampla do que o tema trânsito, abrangendo questões culturais, de saúde e economia. Barcellos lembrou, ainda, da experiência de Biavati na Rede Sarah. "Ele traz essa experiência real com a parte mais dura do trânsito, que são as sequelas incapacitantes. E poderá transmitir e traduzir essa experiência para sensibilizar os gaúchos."

Eduardo Biavati destacou que há muita coisa a ser feita, "mas percebi aqui uma sensibilidade para a questão do trânsito. Não somente pela priorização do Governo do Estado, que é muito singular no País, mas também porque os acidentes de trânsito são um fenômeno marcante na vida dos gaúchos. Não precisamos convencer as pessoas de que falar de trânsito é importante. As portas já estão abertas."

Governo do Estado

Gostou? Compartilhe