Parece história de pescador, mas não é: os criadores de carpas Jair e Ivone Balest, do município de Dona Francisca, conseguiram um feito e tanto ao capturar, em um dos açudes da propriedade do casal, um animal pesando 40 quilos. A carpa chinesa criada em um açude de dois hectares tinha 12 anos e chegou ao peso recorde graças à tecnologia aplicada na atividade.
“Além de ser uma área grande de açudes, a constante adubação do local permitiu que o animal tivesse sempre muita alimentação à disposição e pudesse se desenvolver bem”, explicou o médico veterinário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Wylner César Fernandes Ribeiro.
Os bons resultados das criações de carpas da região se devem ao trabalho desenvolvido pela Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de Dona Francisca que, desde 1992, vem trabalhando com a atividade na região. “No começo, eram apenas seis produtores interessados e meio desconfiados sobre o sucesso da criação. Hoje são mais de 500 criadores em Dona Francisca, que têm a piscicultura como alternativa de renda e como fonte de alimento para a família”, disse o veterinário.
O especialista lembra que no início houve certa resistência pelo fato de as espécies para povoamento dos açudes serem desconhecidas. No entanto, já no primeiro ano, após verem os resultados obtidos, inúmeros candidatos aderiram ao programa. Hoje este projeto está sendo gerido pela Secretaria Municipal da Agricultura e todos os produtores que possuem açude ou tanques participam. Ribeiro destaca que carpas gigantes podem inclusive chegar a 56 quilos, mas que quase sempre, os criadores optam por retirar dos açudes animais com até um ano, pesando entre dois e três quilos.
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio