Reunião encerra consulta pública para definir situação dos Bombeiros do RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Grupo de Trabalho criado para tratar da desvinculação dos Bombeiros da Brigada Militar ocorreu nessa terça-feira (28), no Palácio Piratini, e reuniu todas as considerações e opiniões de representantes de órgãos, Secretarias e entidades de classe. O documento com a síntese de todo o debate será entregue ao governador Tarso Genro, que dará seu parecer nas próximas semanas.

A desvinculação dos Bombeiros foi pautada pela Associação de Bombeiros do RS (Abergs), por meio do Gabinete Digital em junho de 2011, e motivou a criação de um Grupo de Trabalho instituído por decreto em 9 de agosto de 2011. Durante a última reunião do GT foram ouvidos, além de representantes de Secretarias, membros da Associação dos Oficiais da Brigdada Militar (ASOFBM), da Associação dos Bombeiros do RS (Abergs), da Associação de Bombeiros Voluntários do RS (Voluntersul), da Associação dos Bombeiros Resgatistas e Socorristas do RS (ASBOMRS), do Sindicato dos Bombeiros do RS (Sindibombeiros) e da Associação de Sargentos e Subtentents da Brigada Militar (ASSTBM).

O coordenador adjunto da Abergs, Florisbelo Dutra, destacou a importância do debate. "Tentamos falar sobre esse tema há muitos anos e essa é a primeira vez que somos ouvidos. A questão dos bombeiros é crucial porque lidamos com vidas", afirmou.

O secretário chefe de gabinete do governador e coordenador do Gabinete Digital, Vinicius Wu, destacou a importância do diálogo proporcionado pelo GT, que consolida o processo democrático e renova o compromisso do Estado em garantir melhores condições ao Corpo de Bombeiros. "Todas as opiniões foram levadas em consideração e cabe ao Estado fazer uma mediação para avançar no objetivo de oferecer serviços eficientes à população e valorização dos profissionais", afirmou.

Segundo ele, os debates também serviram para concluir que os Bombeiros do Estado do RS precisam ser organizados através de uma visão de Estado, com políticas permanentes para prestação deste serviço.

Para ver a pergunta enviada ao Gabinete Digital que pautou todo esse debate, acesse a ferramenta Governador Responde no site http://gabinetedigital.rs.gov.br/govresponde/

Gostou? Compartilhe