Será publicado nos próximos dias pelo Governo do Estado o edital para contratação de empresa de consultoria que realizará inventário das estradas gaúchas pedagiadas, e fará recomendações técnicas sobre o novo modelo de pedágios a ser adotado no Rio Grande do Sul. A assinatura do edital foi realizada na tarde desta terça-feira (13), no Palácio Piratini, pelo governador Tarso Genro, que estava acompanhado pelo secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque, e outras autoridades estaduais. A partir da definição da consultoria e da assinatura do contrato, a empresa terá oito meses - de maio a dezembro deste ano - para entregar suas conclusões ao Governo Estadual.
Neste período, a consultoria deverá mapear 2 mil quilômetros de rodovias pedagiadas, verificando o fluxo de veículos, condições de tráfego e asfalto, sinalização, pontes e viadutos. Conforme Tarso, deste modo está sendo dada sequência a três pontos assumidos como compromissos de sua campanha: "Vamos extinguir a praça de pedágio de Farroupilha, vamos reduzir os preços dos pedágios e não iremos prorrogar os atuais contratos", afirmou.
Cenários
"O que queremos saber", completou Beto Albuquerque, "é onde deve continuar tendo pedágio, onde não deve, onde será comunitário, onde deve ser privado, onde devemos ter rodovias estaduais juntas e onde não é necessária essa junção". Para o secretário de Infraestrutura, "são vários cenários que temos obrigação de avaliar, pois quando se paga uma tarifa muita cara apenas em troca da manutenção da estrada, é fundamental rever o modelo".
Paralelamente ao trabalho da consultoria, o Governo vai instalar um grupo de trabalho, incluindo técnicos do Ministério dos Transportes, que fará avaliação patrimonial das estradas pedagiadas e acompanhará os estudos da empresa contratada.
Dos sete polos de pedágios hoje existentes no Estado, os dois primeiros encerram a vigência de seus contratos em julho de 2013. "Sabemos que o prazo é apertado", disse o governador. "Mas se até lá ainda não houver a definição da nova empresa que vai gerir estes polos, vamos ter um período de transição, no qual Estado e Federação irão assumir a administração de suas rodovias", esclareceu Tarso.