A Corsan exerce um trabalho importante ligado às comunidades nas cidades em que atua. A companhia acredita que a conscientização da população para as causas ambientais é um importante instrumento de mobilização da sociedade para mudança de hábitos e comportamentos.
Trabalho Socioambiental
Com o objetivo de estimular ainda mais a participação da sociedade na discussão do saneamento, a empresa vem promovendo diversas iniciativas voltadas à prestação de contas e de informações à população. Uma das ações desenvolvidas pela empresa nesse sentido é o projeto de trabalho socioambiental, que pretende conscientizar os cidadãos sobre os benefícios gerados pelas obras de água e esgotamento sanitário.
As atividades socioambientais da Corsan, de viés educativo e informativo, buscam proporcionar uma reflexão sobre a forma como a comunidade tem se relacionado com o saneamento. Além disso, fomentam a construção de canais de comunicação e de diálogo entre o cidadão e o poder público, visando a incentivar o controle social.
Educação Ambiental
A Companhia ainda conta com uma assessoria de educação ambiental, onde promove diversas atividades com a comunidade. Através deste trabalho, a Corsan se mantém presente nas escolas buscando chamar a atenção de crianças e adultos para a importância da preservação ambiental, dos recursos hídricos e da disposição correta do lixo, através de palestras, peças de teatro e do projeto Estação da Água.
Através deste trabalho, a Companhia desperta nos cidadãos a importância do saneamento como uma forma de promover uma melhor qualidade de vida na cidade.
Ações Sustentáveis
A Companhia ainda busca soluções sustentáveis na sua atuação. Recentemente alguns projetos tiveram destaque. Conheça.
* Reutilização da Água: em parceria com o Irga, a Companhia realizará um projeto piloto em Cachoeirinha de reutilização de água reciclada para irrigar lavouras de arroz. A idéia é direcionar a água proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto da Corsan para as lavouras da região. O benefício para o meio ambiente é a redução na retirada de água do rio Gravataí, principalmente nos meses de seca.