Em virtude dos fortes ventos e descargas atmosféricas originados dos temporais de grandes proporções que atingiram a Região das Missões, Região Noroeste, Região Planalto e Região Alto Uruguai. Muitas árvores e objetos foram arremessados na rede de distribuição de energia elétrica, provocando desligamentos nos municípios de Erechim, Passo Fundo, Cruz Alta, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Cerro Largo, Augusto Pestana, Ibirubá, Santa Rosa, Santo Cristo, Horizontina, Giruá, Santo Augusto, Sarandi, Campo Novo e Frederico Westphalen, bem como dos municípios vizinhos destas macrorregiões.
Cerca de 40 mil clientes ficaram sem energia nestas regiões nesta quinta-feira (5) e mais de 1,5 mil atendimentos de emergência foram registrados.Na região de Nova Prata, cerca de 16,6 mil clientes ficaram sem abastecimento de energia elétrica, devido a uma falha técnica na SE Nova Prata, subestação de transmissão da CEEE, da qual a RGE depende para realizar a distribuição de energia a seus clientes. A interrupção começou às 10h24 de quinta-feira e atingiu as cidades de André da Rocha, Antônio Prado, Fagundes Varela, Guabiju, Ipê, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
A concessionária informou que a causa do defeito está sendo investigada e, até a noite de quinta-feira, não havia previsão para restabelecimento da energia. Todos os funcionários da área de Operação da Empresa estão em contingência para retomar, o mais rápido possível, a normalidade.